AQUIDAUANA

Ecoturismo será prioridade na elaboração do Plano Municipal de Turismo

Várias ações foram elaboradas para intensificar a atividade no município e região

Por ALINE OLIVEIRA 05 JUL 2019 - 11h29min
Piraputanga é um dos destinos mais procurados pelos turistas Piraputanga é um dos destinos mais procurados pelos turistas Foto: Flávio Andrade / Fundtur

O município de Aquidauana se destaca pela diversidade de atrativos turísticos que serão elencados no Plano Municipal de Turismo desenvolvido pela administração municipal. O objetivo é priorizar os segmentos com maior potencialidade e assim, desenvolver ações que intensifiquem a região como destino dos turistas de outros estados e países.

A informação foi confirmada com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Humberto Torres, que destaca alguns pontos que terão prioridade. “Aquidauana oferece uma série de opções aos visitantes que vão do Ecoturismo, turismo de Aventura, Cultural até Contemplação de Aves. É um trabalho realizado com apoio da Fundtur e representantes do trade regional com objetivo de preparar o município para receber e fidelizar os visitantes”, pontua.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com 47.784 habitantes e registra 126 anos de emancipação política. É conhecida nacionalmente como ‘Cidade Natureza’ em razão da variedade da flora e fauna, além de ter acesso ao Pantanal sul-mato-grossense.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Um levantamento realizado em 2018 pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), a fim de identificar o perfil dos turistas que participaram do encontro de Comitivas em Aquidauana, identificou que a maioria dos visitantes (80%) são moradores do Estado e organizam a viagens para o município por conta própria, sem utilizarem serviços de agências de viagens (90%).

Outros dados observados foram: a maioria dos turistas são mulheres (53,3%), com faixa etária entre 30 e 59 anos (63,3%), têm renda familiar de até R$ 3 mil reais (43,3%) e gastam diariamente nas viagens até R$ 200 reais (33,3%). Além disso, a maioria dos turistas viaja a lazer (55,2%) ou em função de eventos (29%), são acompanhados de pelo menos dois acompanhantes (22,7%) e se hospedam na casa de parentes ou amigos (46,7%).

A partir da pesquisa comprova-se o potencial de turismo para o município que tem uma localização estratégica, próximo de outros destinos turísticos importantes como Bonito, Bodoquena, além dos distritos de Piraputanga e Camisão.

“Nosso objetivo é investir no capital humano, ou seja, profissionalizar a mão de obra local contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e a geração de renda para população. A estimativa é de que o plano municipal fique pronto até o final do ano, mas, estamos iniciando algumas ações nos próximos meses”, antecipa.

 

CCAA MOBILE

Deixe seu Comentário

Leia Também

FecharAbrir