Aquidauana

Prefeito inaugura lajotamento do Jardim II em Aquidauana

Por AGECOM 13 AGO 2019 - 14h34min

Na noite desta segunda-feira (12), o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman e vereadores de Aquidauana inauguraram a pavimentação no Jardim II, com lajotas de cimento sextavadas, fabricadas pela prefeitura em parceria com a AGEPEN. 

Essa é mais uma obra inaugurada pela prefeitura em comemoração aos 127 anos de Aquidauana, celebrados no próximo dia 15 de agosto.

Somando os materiais, equipamentos e o valor da mão de obra, a Prefeitura de Aquidauana investiu pouco mais de R$ 216 mil reais para lajotar e confeccionar os meios-fios das calçadas nas ruas Juliano Picolli, Antônio Nogueira e Projetada II. 

O prefeito Odilon Ribeiro, explicou que foi “graças a instalação da fábrica de lajotas, montada pela prefeitura dentro do Estabelecimento Penal de Aquidauana, numa parceria com a AGEPEN e a direção do EPA, possibilitou a realização de sonho dos moradores, em ter a rua pavimentada com lajotas, acabando a poeira e o barro”.

“Para alguns essas três ruas parecem pouco. Mas sabemos o valor disso tudo. Aqui tem suor de gente trabalhadora, trabalho manual, esforço e dedicação dos internos do presídio, dos servidores da prefeitura, dos rapazes da equipe do Ferreira, da nossa equipe da prefeitura. Cada um que aqui se empenhou e em pouco mais de um mês pavimentaram essas ruas, prontas, com meio-fio e bonitas. Cada um de vocês contribuiu com trabalho, com cada detalhe e aqui, hoje, eu e a Selma cumprimos mais um compromisso assumido lá na campanha. Nossa gratidão a todos vocês, pois aqui chega ao fim a poeira, o barro, a sujeira”, disse o prefeito Odilon Ribeiro.

O morador do Jardim II e radialista, Leonel Ramos, aproveitou a oportunidade para falar em nome dos moradores, destacando que “muitas enxurradas e chuvas passaram por aqui, entrando nas casas. Agora, nós, moradores, vamos comemorar e muito esse lajotamento do Jardim II. Acabou a sujeira, o barro, a poeira. Obrigado, prefeito”.

“Prefeito nós começamos do nada. Não tínhamos um galpão, uma mesa, um equipamento. Mas com o apoio do prefeito Odilon, hoje, já estamos aqui, pisando numa rua que nós fizemos as lajotas, com uma fábrica que a prefeitura montou e com o apoio do EPA e AGEPEN, estamos ajudando a pavimentar a nossa cidade. É um orgulho para todos nós, é muito gratificante”, lembrou o coordenador da fábrica municipal de lajotas, Mário Raváglia.

Na oportunidade, o prefeito Odilon anunciou que a fabricação de lajotas está ‘a todo vapor’ no presídio e que, assim que tiver a quantidade necessária, a prefeitura iniciará o lajotamento na vila Eliane e na Rua Irmãos Gingin, em breve.  “Nós e os vereadores, com a equipe do Planejamento, já estamos estudando quais as ruas a serem contempladas com as lajotas nos bairros da nossa cidade”, completou o prefeito.

PARCERIA E REEDUCAÇÃO

Graças a parceria entre a Prefeitura de Aquidauana e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), atualmente 10 detentos, reeducandos, estão trabalhando na fábrica de lajotas, produzindo em média 500 lajotas de concreto todos os dias, que garantirão a pavimentação de mais ruas dos bairros da cidade. O convênio entre prefeitura e AGEPEN foi firmado pelo prefeito Odilon Ribeiro em julho do ano passado e, logo, em agosto os reeducando começaram a trabalhar. 

“A dedicação deles valeu a pena! Produziram mais de 22 mil lajotas e já garantiram essa pavimentação no Jardim II. A parceria vai continuar, todos saem ganhando nesse convênio, principalmente, a nossa cidade”, afirmou o prefeito Odilon.

Pelo serviço, os internos recebem ¾ do salário mínimo mensal e remição da pena de um dia a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. Essa oportunidade de trabalho aos internos tem contribuído consideravelmente no comportamento e na disciplina dentro do presídio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FecharAbrir