X
COMITIVA DOS CHEFS

Primeira chef indígena do país, Kalymaracaya apresentará aula-show em evento gastronômico

Inspiração para cozinhar surgiu na aldeia em que nasceu, na cidade de Aquidauana

Kalymaracaya nasceu na aldeia do Bananal, no Distrito de Taunay / Arquivo pessoal

A chef Kalymaracaya é a primeira profissional de gastronomia de nacionalidade indígena do país e pertence a nação Terena. Nascida na aldeia do Bananal (Distrito de Taunay) localizada no município de Aquidauana, ela conta que a inspiração para se profissionalizar veio das memórias de quando era criança e observava a avó preparando comida para a família.

“Meu objetivo é divulgar os ingredientes cultivados pelo povo Terena e faço isso em todos eventos nos quais participo. As pessoas que provam ficam encantadas com os sabores de nosso Estado e isso precisa ser reconhecido. Quando era mais jovem percebi a necessidade de representar minha gente na gastronomia e me esforcei muito para chegar até aqui”, relembra.

Kalymaracaya é formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Desde 2014 atua no movimento Slow Food Convivium, em Campo Grande (MS) e é professora de gastronomia indígena na especialização de Cozinha Brasileira (lato sensu), além de secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena (CCUI) na capital de Mato Grosso do Sul.

Entre os principais ingredientes que utiliza estão: mandioca, bocaiuva, taioba, milho, abóbora, pimentas, pequi e jenipapo. Quanto às proteínas a preferência da chef é por utilizar carne de caça como o jacaré ou os peixes existentes nos rios do Estado.

“É uma grande realização pessoal representar o povo indígena em outras regiões brasileiras e percebo que muitas pessoas ficam espantadas pelo fato de eu ser índia e chef de cozinha. Escolho os ingredientes que são cultivados na aldeia para que a sociedade perceba a riqueza cultural das várias nações e valorize mais esse tesouro de diversidade”, observa.

REPRESENTATIVIDADE

A chef indígena apresentará neste domingo (18), uma aula-show no festival gastronômico Comitiva dos Chefs, realizado em Campo Grande, na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária. Kalymaracaya acredita que o evento é uma grande vitória para a gastronomia regional.

“As pessoas precisam conhecer mais nossos ingredientes, esses produtos têm alto valor nutritivo além de serem orgânicos, o que é ótimo para saúde. Quando temos em nosso Estado um festival como o Comitiva é uma grande oportunidade de mostrar a riqueza da nossa gastronomia. Todo lugar aonde vou no Brasil ou no Exterior sempre digo que nossa culinária e cultura são riquíssimas, porque a alimentação faz parte da cultura de um povo, pra mim desde criança essa relação sempre foi muito forte”, observa.

Na ocasião, a profissional apresentará a receita do “Pastelzinho Pé na Jaca”, feito de mandioca com vinagrete de maxixe e azeite de bocaiuva. A aula está marcada para 14 horas e 30 minutos, do domingo (18), no Festival Comitiva dos Chefs, em Campo Grande.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Portal ficará indisponível até sábado, 30

Economia

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo