Bonito

Cavalgada e pedalada comemoram a tradicional Festa de São Pedro

Santo passou a ser o padroeiro de Bonito em 1928, por ocasião da inauguração da primeira capela da cidade, no dia 29 de junho

Por Assessoria 01 JUL 2019 - 10h36min
Foto: Cortejo saiu às 7 horas do Clube do Laço, percorrendo as ruas centrais da cidade. Foto: PMB

A comunidade católica de Bonito realizou na manhã deste sábado, dia 29 de junho de 2019, mais uma edição da tradicional "Cavalgada de São Pedro", dentro da programação das comemorações da 91ª Festa de São Pedro, que é o santo católico considerado padroeiro do município.

Acompanhada por um equipe da "pedalada", formada por ciclista que acompanharam o cortejo, a cavalgada saiu do Clube do Laço Nabileque às 7 horas, subindo a Rua Pilad Rebuá até a Rua Monte Castelo, descendo pela Rua Luís da Costa Leite até a Praça da Liberdade.

A seguir foi celebrada uma missa pelo padre Israel, em frente à capela, com acompanhamento do grupo musical da paróquia.

No período da noite a festa continua com quermesse em frente à igreja, com danças, bingo, comidas típicas e música ao vivo.

ODONTO COMPANY BUTTON 01

As festividades contam com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

FESTA SURGIU EM 1928

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo - ex-pároco (padre responsável pela paróquia) de Bonito:

"Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29 de junho de 1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o apóstolo foi designado padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito".

De acordo com o padre "foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos".

Deixe seu Comentário

Leia Também

FecharAbrir