DOURADOS

Evento sobre apicultura apresenta tecnologia e informação para produtores

Feira reunirá produtores, especialistas e oportunidades de negócios

Por ALINE OLIVEIRA 15 JUL 2019 - 08h54min
MS é o 10º produtor nacional de mel MS é o 10º produtor nacional de mel Foto: Arquivo pessoal / Gustavo Bijos

Nos dias 25 e 26 de julho, o parque de exposições de Dourados receberá a EXPO TECNOAPIS, o primeiro evento sobre inovação e tecnologia na apicultura, realizado no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo da organização é fomentar a cadeia apícola do Brasil e atrair a participação de países vizinhos como Paraguai e Bolívia.

São esperados 1.000 participantes que terão acesso a palestras técnicas, minicursos e exposições de equipamentos, serviços e insumos para a apicultura. Além disso, acontecerá uma rodada de negócios apícolas, na qual compradores e vendedores realizarão transações comerciais, sem a presença de intermediários.

Na avaliação do médico veterinário e empresário, Gustavo Nadeu Bijos, o evento será muito importante para os produtores, no sentido de apresentar o que há de mais atualizado sobre a atividade. “Este evento é o primeiro do país a focar na inovação, tecnologia e geração de novos mercados, para que os envolvidos na apicultura possam escolher entre diversas técnicas e possibilidades de produção”, ressalta.

CENÁRIO REGIONAL

Mato Grosso do Sul é o 10º produtor nacional de mel e a produção obteve faturamento de R$ 13, 9 milhões em 2017, conforme informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2017). Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 55%, o que demonstra o crescimento e adesão dos produtores rurais.

“Nosso estado tem aptidão para apicultura em diferentes regiões, em razão das formações vegetais diversificadas. Plantas do cerrado, eucalipto, do Pantanal e na região da Serra de Bodoquena, são alguns exemplos de áreas produtivas”, explica o especialista.


Bijos será um dos palestrantes do evento e apresentará opções de manejo que podem ser realizados na safra e entressafra, para a produção de mel de abelha do gênero Ápis. “A experiência na atividade possibilitou ainda que eu desenvolvesse um curso online para produtores, chamado Manejos para alta produtividade de mel, o primeiro do gênero no Brasil”, revela.

SERVIÇO

A EXPO TECNOAPIS será realizada nos dias 25 e 26 de julho, em Dourados, no parque de Exposições do Sindicato Rural. O endereço é Rua Valério Fabiano, 100, Jardim Alhambra. Informações detalhadas da programação e inscrições devem ser feitas no site: http://www.apiculturaprofissional.com/#tecnologia

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SICREDI MOBILE CREDITO VERDE
FecharAbrir