X
Agronegócio

Consumo doméstico tímido e demanda externa aquecida definem preços da carne

A valorização está diretamente ligada à restrição da oferta de animais terminados

Na primeira quinzena de janeiro, o preço da arroba registrou alta de 48% e a da vaca superior a 43%, no comparativo com o mesmo período de 2020. A valorização está diretamente ligada à restrição da oferta de animais terminados.

Com forte demanda externa, quando o consumo interno está baixo e a produção de carne menor, o cenário contribui para não saturar o mercado doméstico e garantir escoamento da produção.

De acordo com a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, este é o momento em que as pastagens não atingiram qualidade suficiente para produzir volume significativo de animais prontos para o abate. “A expectativa para 2021 é que o abate e a produção de carne bovina não apresentem avanços em relação ao ano passado. Uma das variáveis que levam a essa conclusão é o alto patamar de preços dos bezerros ser um estímulo para a retenção de fêmeas”, avalia.

O bom desempenho das exportações também contribui para o comportamento de alta dos preços da arroba. De acordo com um levantamento feito pelo departamento técnico do Sistema Famasul, na primeira semana de 2021, o Brasil exportou em média 8,1 mil toneladas de carne bovina, aumento de 53,05% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Na linha histórica, em janeiro de 2014 foram exportadas 130 mil toneladas, e em 2020 foram 135 mil. Podemos dizer que, considerando os últimos anos, a expectativa é que este seja o melhor janeiro em seis anos”, complementa.

No Boletim Técnico de Pecuária, você acompanha a movimentação do mercado pecuário em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (18), publicaremos o material na íntegra.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

FGTS Futuro: entenda novo modelo de financiamento do Minha Casa Minha Vida

Modalidade poderá ser utilizada por famílias da Faixa 1 que tenham um membro empregado formalmente com objetivo de reduzir as parcelas ou quitar contratos

Serviços

Equipe de limpeza retira toneladas de lixo no bairro São Francisco

Prefeitura recomendou contribuição de moradores para evitar o descarte irregular de entulho

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo