Pandemia

Covid-19: MS decreta fim da Emergência de Saúde Pública

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23)

Por Redação 23 MAI 2022 - 06h40min
A decisão, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23) A decisão, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23) Foto: Divulgação

O Governo do Estado revogou o status de Emergência de Saúde Pública em Mato Grosso do Sul, que vigorava desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. A decisão, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23), foi tomada após a reunião do Comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). 

A procuradora-geral do Estado e presidente do Prosseguir Ana Carolina Ali Garcia, explicou que “Os membros deliberaram pela revogação do fim da Emergência de Saúde Pública por conta da Covid-19 no território sul-mato-grossense, tendo em vista o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal, com disponibilidade de doses para a população, e a capacidade de assistência à saúde por parte do SUS. Assim, o colegiado orientou ao governador do Estado que a norma, editada em março de 2020 com medidas visando ao enfrentamento da doença, precisava ser retirada do ordenamento”.

Apesar de a pandemia estar em queda e de 77% da população sul-mato-grossense ter concluído o esquema vacina, Ana Carolina Ali Garcia explicou que o grupo permanecerá monitorando o coronavírus nos 79 municípios e oferecendo subsídios técnicos para a formalização de recomendações visando a preservação da saúde e da economia. 

Restaurante Fogão Caipira - Campanha Marmitex

“O Prosseguir continua com suas competências. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) apresentará relatório semanal de monitoramento do vírus e incentivará a vacinação e a testagem e não haverá interrupção de nenhuma política pública de saúde”, acrescentou.

O programa mapeou todo o Estado para monitorar o avanço da circulação viral e manter as atividades socioeconômicas, de forma segura, com medidas de biossegurança.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FecharAbrir
2
Entre em nosso grupo