X
Marielle Franco

Suspeito de envolvimento no assassinato de Marielle está preso na Capital

Roni Lessa está no Presídio Federal de Campo Grande após condenação por tráfico de armas

Ronie Lessa está preso em Campo Grande / Divulgação PF

Suspeito de envolviemnto no assassinato de Marielle Franco, Ronnie Lessa, está custodiado no Presídio Federal de Campo Grande. Ele cumpre pena no local, após ser condenado a cinco anos de prisão pelo crime de tráfico de armas. Lessa foi alvo de operação da PF em 14 de julho.

Segundo o Midiamax, Lessa foi condenado pela importação de 16 peças de fuzil em 2017, apreendidas vindo de Hong Kong no Aeroporto Internacional do Galeão. A esposa do ex-policial, Elaine Pereira Figueiredo, foi absolvida do caso. A defesa de Ronnie chegou a argumentar no processo que se tratava de "freios de boca", acessórios para diminuir o movimento da arma após disparo.

O Uol divulgou que os advogados ainda utilizaram o Decreto nº 10.627/2021, que retirou esses acessórios da lista de proibições, como argumento para rebater a acusação. Porém, a Justiça ressaltou que o episódio ocorreu antes da alteração. "Em nada altera a configuração do crime imputado", diz a decisão.

Operação

Foi cumprido o mandado de prisão contra Lessa na operação chamada Conexão Miami. Investigações apontam que ele seria responsável por contrabandear peças de armas de fogo dos Estados Unidos para a capital carioca.

Ao menos 10 remessas foram feitas e as peças eram usadas para montagem de armas que abasteceriam criminosos no Rio de Janeiro, especialmente integrantes de grupos de extermínio.

Ainda segundo o site, as investigações apontaram ainda que as remessas foram feitas em um período de 20 meses, entre 2017 e 2018, sendo que três delas tinham auxílio da filha do investigado, Mohana Lessa, que mora na Flórida. Ela também foi indiciada no inquérito. Ronnie também teria importado ilegalmente peças de armas da Nova Zelândia e da Ásia.

Ronnie Lessa

Principal suspeito de assassinar a ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e o motorista Anderson Gomes em março de 2018, o policial reformado Ronnie Lessa disse, em entrevista à revista Veja, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) o ajudou em 2009 para que ele recebesse prioridade em um atendimento na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), mas que mal o conhece.

Na época, o hoje chefe do Executivo era deputado federal. O policial militar reformado, de 51 anos, está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, desde dezembro de 2020.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Ministério da Educação capacita professores da educação infantil

Formações do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil devem alcançar 295 mil professores de todas as regiões do Brasil

Serviços

Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Portal ficará indisponível até sábado, 30

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo