TURISMO

Plano de marketing atuará com força na Rota Pantanal-Bonito no 2º semestre

O objetivo é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo na região

Por Redação 17 JUN 2022 - 14h16min

Com a adesão de oito municípios inicialmente, a Rota Pantanal-Bonito se estrutura e se fortalece e um plano de ação estratégico começa a ser colocado em prática com foco no marketing dos destinos e na capacitação da mão de obra em todos os segmentos que compõe a cadeia do turismo, com o apoio da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).

O BCVB (Bonito Convention & Visitors Bureau) assumiu, em novembro de 2021, a coordenação executiva da IGR (Instância de Governança Regional) da rota, que está em processo de reestruturação, com o objetivo de aglutinar os destinos do Pantanal e da Serra da Bodoquena e implementar ações em conjunto para qualificar e promover dois polos de grande relevância turística.

O objetivo da IGR, conforme o Campo Grande News, é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo na região, de forma sustentável. As IGRs são fundamentais para a implementação de estratégias em nível regional para a descentralização da política pública estadual. E importante também pela continuidade das políticas públicas do Estado, sem que haja interrupção a cada ciclo de gestão pública.

Captação de recursos 

Oito municípios já aderiram à IGR: Bonito, Corumbá, Ladário, Bodoquena, Jardim, Bela Vista, Aquidauana e Miranda. Após a formação do Conselho Consultivo, o próximo passo será a captação dos recursos (R$ 10 mil por adesão) para implementação do plano de ação no segundo semestre deste ano, que inclui estratégias para atração de eventos e criação do calendário da rota.

A participação financeira dos municípios, segundo o BCVB, é fundamental para desenvolver as ações estratégicas, as quais contarão também com aporte do Governo do Estado, por meio da Fundtur/MS. A destinação dos recursos à IGR depende de aprovação de lei pelas câmaras municipais. Para 2023, a cota será fixada conforme a classificação dos municípios no Mapa Turístico.

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Reunião realizada recentemente pela IGR no Sebrae de Bonito definiu as linhas básicas de ação para os próximos meses de 2022, que estão atreladas ainda ao suporte da Fundtur/MS por meio de editais para contratação de alguns serviços na área de marketing, como implementação de gestão em redes sociais, produção de uma plataforma digital e formação de um banco de imagens da rota.

Cartilha de pesca

Faz parte das ações a definição de uma logomarca da rota e um roteiro de cada destino, bem como a sinalização turística e a elaboração de um calendário de eventos e de promoção. Na área de capacitação, serão oferecidos cursos conforme a demanda dos municípios, com apoio do Sebrae, Senac e Governo do Estado, incluindo os agentes de viagem.

Outra ação será a produção de cartilhas para a pesca esportiva direcionada a conscientização ambiental e importância do pesque-solte para a manutenção dos estoques pesqueiros. O material conterá informações sobre a legislação pesqueira vigente no Estado e dicas de como manipular o peixe entre a fisga e a soltura para garantia a sua sobrevivência.

Durante o último encontro da IGR, a empresária de pesca esportiva de Corumbá, Joice Santana, explanou sobre o sucesso de sua empresa, que atrai grandes grupos de pescadores de todo o Brasil, e o trabalho que realiza para promover a prática do pesque-solte, hoje com adesão da maioria dos seus clientes. A empresária também promove os cruzeiros fluviais pelo Pantanal.

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