Aquidauana

Secretário de Cultura e Turismo, afirma que sua gestão dará atenção para o turismo na cidade

Por Cristiano Arruda 12 JAN 2021 - 14h30min
Secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana Secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana Foto: Cristiano Arruda

O vereador Youssef Saliba assumiu, efetivamente, o cargo de Secretário Municipal de Cultura e Turismo, em substituição ao ex-secretário, Clovis Pacheco, nesta segunda-feira (11), em Aquidauana.

O Jornal O Pantaneiro, conversou com exclusividade com o secretário que contou um pouco dos projetos para sua gestão na área da cultura e do turismo, para os próximos 4 anos.

O município é conhecido por suas aldeias indígenas do povo Terena, onde a história está enraizada há séculos. Quatro distritos, Cipolândia, Piraputanga, Camisão e Taunay, são regiões onde estão concentradas a maior comunidade indígena do estado. Além disso o município também é conhecida pela sua igreja histórica na região central, morrarias, museus e até um dos maiores eventos do estado, a Pantaneta.

O secretário reconhece que a cidade e seus pontos turísticos precisam de mais atenção do poder público. Com esse foco Saliba diz que pretende buscar recursos para que essas regiões, tenham mais qualidade em receber seus visitantes, principalmente no mais famoso deles, o Morro Paxixi, “precisamos dar condições de segurança naquela região, ali é muito inseguro. Precisamos dar infraestrutura para aqueles que aqui vierem. Na minha gestão faremos isso”, afirmou o secretário.

“O morro, sempre passa por obras de reparação, mas por contas dos fenômenos da natureza, as chuvas, sempre acaba precisando novamente de obras”, concluiu dizendo que o local será estudado por uma equipe técnica que fará um levantaento de todos os pontos turisticos da região, visto que, o turismo movimenta a economia na cidade. 

Além disso, o curso de uma das universidades federal, o turismo está lotado na cidade, justamente por ser um cartão de visitas para o mundo, “Aquidauana tem muitos locais turisticos precisamos mostrar isso para as pessoas, nós queremos trabalhar com vários técnicos e dar condições para a região. Estamos buscando gente de fora pra isso”. 

Questionado sobre a situação financeira para as pastas de cultura e turismo o secretário diz que vai buscar no governo federal e também recursos privados para alavancar a cidade, auxiliando nas demandas necessárias.

Quem é de Aquidauana, conhece ou já foi no Museu Pantaneiro Manoel Antônio Paes, que hoje está fechado. O museu já foi uma atração para visitantes que passavam pela cidade e até para seus habitantes. Hoje, segundo o secretário da pasta, ele está completamente sem estrutura “ não oferece condições nenhuma de segurança para quem entra.” Afirma.

Uma verba já foi direcionada para que possa ser feita uma reforma e que o mesmo abra novamente às portas para visitações, “a verba por ser pública é demorada, mas os aquidauanenses já podem esperar que a reforma vai sair", conclui. 
 

Campanha Supermercado Nacagami_Segunda 02

Deixe seu Comentário

Leia Também

Portal Atacado - Dia P - Novembro_2020_12
FecharAbrir
Fale com a redação